segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Ovos de Páscoa serão menores, mas preços não!


Foto Reprodução

Sabendo que na Páscoa o consumo de chocolates aumenta espantosamente, as principais marcas de chocolate do Brasil já estão a todo o vapor. Para 2016, a aposta dos fabricantes nacionais do produto, é lançar ovos menores para fisgar o consumidor e ampliar as vendas, só que os preços, no geral serão de 7 a 10% mais elevados (dados do Valor Econômico), para reduzir impacto nos custos da valorização do dólar e da inflação elevada, já que parte do material usado na fabricação é importada.

“O desafio é produzir mais com menos”. Mas não é menos dinheiro, é menos chocolate, já que terá tamanho reduzido!

A expectativa do setor é que as vendas se concentrem em produtos com até 250 gramas. Até o ano passado, os ovos de até 400 gramas tinham boa saída. O consumidor que antes comprava ovos de 500 gramas, por exemplo, optará por um de 250 gramas ou 300 gramas.

A indústria do chocolate tenta desafiar a crise e, pelo menos, manter as vendas do ano passado. Em 2015, a Páscoa foi responsável pela produção de 19,7 mil toneladas de chocolate, o que correspondeu a cerca de 80 milhões de ovos de Páscoa em todo o país. O total ficou estável se comparado a 2014, quando foram produzidas 19,4 mil toneladas do alimento. O volume de 2016 ainda não está fechado, pois as indústrias ainda estão produzindo os ovos e outros produtos de chocolate.

Sabemos que o ovo é caro e nós consumidores somos insensíveis aos preços, isso vem de fatores socioculturais. Muitas pessoas valorizam a presença do produto na Páscoa e abrem mão de qualquer coisa para manter a tradição. Mas se trata do produto “ovo da Páscoa”, pois se chegar o domingo, e receber barras normais ao invés de um “ovo”; ficará desapontado (a), mesmo que sejam muitas barras.

Portanto, já que não abrimos mão de comprar ovos, vale a pena pesquisar para garantir um produto de qualidade e com preços menos amargos. Além de ser considerada uma data comercial importante, devido a grande  procura e venda de chocolates é essencial lembrar o verdadeiro significado da Páscoa.

Cheilla Gobi

Nenhum comentário:

Postar um comentário