quinta-feira, 3 de março de 2016

O maldito cerol!


Foto Reprodução
Acabou o tempo em que soltar pipa era uma brincadeira infantil. Adolescentes, e adultos dominam a prática, porém, certas regras não estão sendo respeitadas, e acidentes vêm acontecendo.
O cerol é aplicado diretamente na linha usada para empinar a pipa que também tem o nome de raia, arraia, papagaio, califa, pandora, quadrado e outros. A cola serve como aglomerante, enquanto o pó de vidro ou ferro serve como abrasivo. Pipas balanceadas, impecáveis no que se refere ao equilíbrio, e após equipá-las com o cerol é só enviá-las ao ar, à procura de suas "adversárias". Mas essa simples brincadeira de soltar pipa vem se transformando em um verdadeiro perigo. A prática de aplicar cerol à linha pode transformá-la em uma arma letal.
O resultado é uma linha extremamente cortante, capaz de provocar lesões, mutilações ou pior ainda, causar a morte. Os motociclistas têm sido as principais vítimas e o pescoço é a parte mais atingida, principalmente devido à falta de proteção. Neste local passa uma artéria de grande calibre e o corte desta pode provocar um sangramento muito intenso que pode levar a morte. 
O estudante Gleyson Pereira de Souza, de 27 anos sobreviveu, após ter o pescoço cortado por uma linha de pipa com cerol enquanto pilotava uma motocicleta na cidade de Barreiras,  no Oeste da Bahia. O rapaz levou 23 pontos e diz que sobreviveu por um milagre.
Isso em decorrência de irresponsabilidades e negligências dos que usam tal meio como diversão. Além de colocar a vida dos outros em jogo, também há o risco para o próprio “empinador” do brinquedo se cortar e também para as pessoas que correm e disputam quem pegará as pipas desprendidas das linhas que caem.
É inaceitável que a sociedade tenha conhecimento dos acidentes causados pelo uso da substância e não faça nada para modificar essa realidade. É lastimável o uso do maldito cerol! É crime! É no mínimo uma tentativa de homicídio. 


Atualmente, em alguns municípios brasileiros, existem leis que proíbem o seu uso e venda, mas infelizmente vivemos outra realidade e como não tem como impedir o uso do cerol, o único meio é a conscientização realmente das pessoas. Aconselho os próprios motociclistas a tomar providências e recorrer a antena anti-cerol, instalada no guidão, que retém e corta a linha antes que atinja os ocupantes da moto, para evitar estes e outros riscos.  Pai e mãe: não deixem seus filhos soltando pipas com cerol nas ruas, orientem sobre os riscos que podem causar. Pipa com cerol, não é brincadeira! Solte pipa sem cerol!



Foto Reprodução

Cheilla Gobi



Nenhum comentário:

Postar um comentário